sábado, 4 de agosto de 2007

-Bergman morre para lembrarmos que sua obra sobrevive.Não nas prateleiras dos filmes clássicos e nem das novas produções contemporâneas.Mas onde quer que esteja, ele é universal. A busca é eterna.


{{{Talvez o melhor comentário sobre Ingmar Bergman tenha partido de Jean-Luc Godard: "O cinema não é um ofício. É uma arte. Cinema não é um trabalho de equipe. O diretor está só diante de uma página em branco. Para Bergman estar só é se fazer perguntas; filmar é encontrar as respostas. Nada poderia ser mais classicamente romântico". (Jean-Luc Godard, "Bergmanorama", Cahiers du cinéma, Julho - 1958). }}}

Se na época esse era o melhor comentário público sobre Bergman, creio que ele não precisava de grandes afirmações acerca do seu trabalho, seu combustível era a sua própria vontade de desvendar a alma humana {{{ ''Os demônios são inúmeros, aparecem nos momentos mais impróprios e geram pânico e terror". "Mas já aprendi que, se consigo controlar as forças negativas e atrelá-las a minha carruagem, elas podem trabalhar em meu benefício." }}}disse Bergmam em rara entrevista.




Eu, como estudante de fotografia, inicialmente fui conduzida as imagens puras de reflexão humana através do olhar, ou seja, me senti comovida sem precisar de legendas. Foi assim que comecei a me apaixonar por Persona (1966). Encantada estéticamente, esperava por mais, esperava a confirmação de diálogo que equiparasse as imagens. Fui conduzida a uma realidade que jamais pensei fosse reproduzida, o diálogo-monólogo entre as duas mulheres (lembrando que Liv Ullmann só diz uma frase durante o filme todo) e a vontade de compreensão e amor. Cada uma se descobre uma na outra através de suas vidas e a auto-analise transcede para a convicção de suas próprias importâncias e necessidades individualmente. O filme acaba quando elas Dr.Alma (Bibi Andersson a inspirar sentimentos genuínos e reflexão através da sua atuação única no cinema) e sua paciente a atriz Elisabeth Vogler (considerada a maior atriz de todos os tempos e uma lenda viva) conseguem se situar nelas mesmas pós-tormento de suas vidas.


Pode-se considerar uma pequena sinopse, prévia ou homenagem ao melhor filme já feito no mundo, sendo que essa opinião não é somente minha. Ainda sim, há outros ótimos filmes como Gritos e Sussuros, O Silêncio, Morangos Silvestres e outros não menos importântes que eu ainda não ví, mas tenho toda convicção na minha existência que essa é a melhor obra do cinema mundial, por isso Bergman não poderia escapar a minhas euforias um tanto atrasadas já que ele morreu na semana passada do dia 30.

{{{ Um dos maiores cineastas do século 20, Bergman, 89 anos, dirigiu mais de 40 filmes. 'Morangos Silvestres', 'Cenas de um casamento' e 'O sétimo selo' estão entre seus longas.}}}

{{{http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL80350-7086,00.html [Comentário de Heitor Dhalia (diretor de Nina e Cheiro do Ralo) sobre a morte de Bergman].}}}

Bergman sempre viveu uma vida isolada do que acontecia lá fora e só saia para filmar.Penso que a sua genialidade e sensibilidade vem da alma e não das buscas externas.Talvez ele já tinha demasiado, e não precisava de mais nada. Sua unica saída era colocar pra fora o que carregava dentro de si, e vendo suas obras percebo que a pretenção intelectual passava longe, e é algo que falta na maioria dos grandes ditos intelectuais. Seu cinema tratava-se de algo grande, um força que o guiava através da existência a fazê-lo sem pensar na ignorância que o cercava deveria ser seu maior desafio a parte.


Hoje em dia, sem falar na produção hollywoodiana que é um caso lamentável e necessário, o mundo Cannes e toda a produção alternativa vem surgindo em enorme demanda tamanha necessidade de explorar o mesmo mas com um olhar diferente. Reparo que nenhum desses novos diretores tenham se servido do verdadeiro Cinema. A questão óbvia dos amores, casos e vícios da alma são os mesmos de sempre, ainda com pontos a frente quando não cai na banalidade intelectual. Hoje em dia é preciso ter propriedade dos antigos mestres, é uma questão de sobrevivência agarrar-se a eles sob os títulos para não se perder do bonde rumo a Luz, só que a maioria das pessoas nunca degustaram verdadeiramente a ponto de serem realmente influênciadas na VIDA em si. Eis a questão da arte. O que é arte? Senão o combustível da vida? O que os filmes podem fazer pela vida das pessoas?

Não haverá novos mestres no cinema enquanto estes não superarem os clássicos. Lanço o desafio da superação de Persona de 1966. É possível atingir luz maior? Ou ainda as pessoas precisam aprender a serem humildes e assistir os filmes e a vida com os olhos da alma.

Filmografia completa, e breve biografia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Ingmar_Bergman

Filmografia completa em TORRENT para baixar: bergmanbits.com (um presente - presentaço aos leitores e cinéfilos)


-Morreu também, no mesmo dia o cineasta Michelângelo Antonioni do filme 'Blow Up' de 1966. -

16 comentários:

Anônimo disse...

É incrível como ainda existem pessoas com sensibilidade.Só assisti o sétimo selo, mas fiquei curiosíssimo pra assistir ao Persona, vc me deixou curioso.
abraços, Paulo Henrique Marques

Anônimo disse...

sou uma grande apreciadora de cinema clássico e gostei principalmente do parágrafo no qual vc alfineta os ```novos´´´ cineastas...será que hj em dia nao há ninguém capaz de produzir cinema de boa qualidade...pelo menos é o que tenho visto ultimamente. voltarei sempre aqui. valeu. o//////

clau_c

Anônimo disse...

;))) fico super contente que vocês tenham gostado!
ah, tenho ido a muitos festivais de cinema e tenho notado falta de criatividade e falta de perspectiva dos novos diretores.agt sempre tem que voltar aos velhos clássicos pra lembrar que existe arte.

podemos discutir mais. vou deixar meu email/msn visível no blog

beijos!!

lilianhabib disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lilianhabib disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

muito bom!!!!
beijo pro ceis

Anônimo disse...

Bergman foi genial

Confundido até hoje com a atriz Ingrid Bergman, acho que você nataly fez resumo perfeito, desses diretores não gosto de analisar a obra e falar como os jornais "cinema-arte, de interior".. eu não assisto bergman, eu sinto bergman, pois tive a sorte de ver 3 filmes de Bergman na telona, em uma mostra que teve a pouco tempo em Sampa.

Discordando de muitos, sempre filiei bergman a kieslowski, não tem nada a ver, mas associei e são 2 grandes diretores.

De filme, acho Fanny & Alexander o mais foda de bergman, não vi persona, confesso que não tenho a mesma sensibilidade de ver filmes no dvd e na telona.. =\..

Mas Bergman ja está como influência no cinema

e como melhor filme do mundo, ainda sou cliche em dizer do cidadão kane e louco e falar do cão andaluz..rsrs


Ja Antonioni.. nem tem o que falar, vi poucas coisas e ainda prefiro outros italianos, mas blow-up é cartilha de cinéfilo né?

nataly taccola está praticamente crítica, texto de crítico.. muito bom..

eu ainda to mais boca do lixo, algumas análises acho pura balbudia, outras verdadeiras.. as que não entendop, leio de novo, se não entender, leio de novo, se não entender é pq não é pra mim..rsrs

Beijoooss

Anônimo disse...

Quanto a falta de criatividade e de cinema bom hoje em dia.

Acho que muitas pessoas não gostam do cinema de hoje, claro q anos 60,70 era mais arte, hoje também.. Vejamos a nova safra de suspense, Michael Haneke ainda faz filmes fodas, Chan Wook Park realiza obras primas, como sua trilogia de vingança.

Thomas Arslan tb acho fodido.. fora o dogma que tem ótimos filmes como dogville, Os idiotas.

Sundance sempre tem ótimos filmes..

è bobagem comparar, se sente influências, mas o cinema contemporaneo continua muito bom, daqui 20 anos muita gente vai falar "nossa lembra od von trier? que realizador"..

ah não esquecendo a onda latina com Inarritu, del toro e etc.

infelizmente no Brasil, nossos grandes nomes atuais são caras da antiga, considero Carlos Reichenbach junto com Mojica os melhores do país, fazem filmes NACIONAIS, cinema com 3 C´s.. DE cabeça,coração e culhão.. não querem apenas encher o bolso com incentivos..

é isso..

todo ramo da arte sem tem o pensamento de cada sessão ser mesa branca, o samba, cinema, fotografia, música.. acho que se tem que produzir hoje.. e valorizar

ufa.. hahaha
bjoos

Pedro Américo disse...

lili.

já virou um blog amigo..
eheheh

ó se kiser postar na minha seção Dica de Cultura. fique a vontade..

um abraçoo

Anônimo disse...

Hi there,

I am afraid I have not got mutch useful to say about this blog because unfortunatly I do not understand your language.

I will defenatly check out the movie "Persona" that you recommand.
I´ve only seen a few of Ingmar Bergmans movies.

I love the opera "Die Zauberflöte" and Bergman have made some great scenes in his movie. I especially love the scene when Pamina wants to commit suicide, and the three boys come to prevent het from killing herself.

I think Bergman must have loved that opera, I´ve seen his movie "Vagtimmen" (Hour of the Wolf) and it also refers to "Die Zauberflöte". I have done a little research on this opera, and I can´t stop wondering if the character Papageno is a real birdman, or just dressed like a bird.

After seen "Vagtimmen" I think Bergman must also have thoughts like this. In that movie somebody is saying about a character that it isn´t sure if he is wearing a mask, or if it is his real beak.

Anyway, I have thought it over and over again, and writers have written that it´s a birdman for sure...... but I wouldn´t be myself if I would believe that just like that. I´ll keep thinking about it, and doubting it. :)

RIP Ingmar Bergman

Anônimo disse...

COOOOL! =))) bergman was a genius!

Anônimo disse...

fico muito encantada em ter um comentário tão gostoso de alguém que não entende a lingua Portuguesa. Isso mostra que os sentidos e estímulos são os mais importante.

thank you, guys!

Rodh Lacan disse...

parabens !!! agora sim, a net, vai ter algo bom pra poder ler...!!! bjao xuxus se cuidem =***

Unknown disse...

Sinceramente, acho de fato Bergaman um genio mas nunca concordo com discursos saudosistas do tipo: "é necessário superar os clássicos"... claro os clássicos são clássicos(obvio e idiota isso não?!) e de fato há filmes extremamente importantes e belos de assistir mas devemos considerar que "arte"(entre aspas mesmo) não é uma linha ou um segmento, não existe evolução em se fazer "arte".
Ainda digo que cultivar argumentos como esse é negar que o cinema feito hoje em dia é de qualidade sim (muito além do que Hollywood ou o "OFF-Hollywood" que virou Cannes mostram) e sinceramente eu acredito que o cinema tem de dar um passo a frente, não sei para onde mas que vá além dos caminhos desses "grandes mestres"... negação? Ruptura? Bem, eu não sei, estou esperando e acho que vem vindo...

debutbuffet disse...

Bom paulo, eu acho que a cláudia se extrapolou um pouco quando disse "será que hoje em dia não há ninguém capaz de produzir cinema de qualidade?". acho que há hoje em dia cinema de qualidade sim. vou dar um exemplo no brasil: na minha opinião, philippe barcinski é um grande diretor, vi os curtas dele em uma sessão e achei bem legal. etc etc etc mas acho que quando a nat disse do post "Não haverá novos mestres no cinema enquanto estes não superarem os clássicos" ela não quis dizer superar no sentido literal, de ser melhor que todos e fazer a melhor arte que tal ou tal pessoa...(concordo PLENAMENTE que a arte não é questão de evolução e nem uma linha a se seguir. se fosse assim, seria tudo tão pobre, pq seria todo mundo igual no pensar, no exalar. por isso discordo tbm dos exemes vestibulares das faculdades, gente julgando o que fazemos de arte). mas acho que ela quis dizer que é exatamente essa "superação" que vc disse no fim do comentário: a superação do passo a frente, a superação de subir um degrau negando, rompendo, criando. até agora não vi isso. como disse o abujamra haha "até hoje nós somos ditos como melhores porque ningém nos nega, não rompe com nossas ideias" é uma alfinetado para os jovens começaram a trabalhar profundamente. para superar, é preciso um olhar mais profundo né? e não ficar as mangens como os diretores estão, é mergulhar naquilo de corpo e alma. não falo de TODO o cinema feito hoje...há diretores ótimos hoje.

agora a grande maioria faz festivais de curtas de belo horizonte e coloca a gente pra ver PORCARIA. porcaria mesmo, não quero julgar a visão artistica dos outros, mas queira concordar comigo, a gt ve cada coisa aí que não dá pra entender. cinema pra mim não é vc fazer um curta de fotografias do tio da mãe da avó e dos amigos tatuados da balada bebendo e se jogando. isso é marketing pessoal. que coloquem curtas assim em outros festivais. quem sabe seminários de publicidade. etc discordo de quem fala que isso é arte também. pode ser arte publicitaria. mas arte pra ser exibida em festival de cinema vai além disso, é alma.
*:*********

lilianhabib

Anônimo disse...

clap-clap